Pesquisadores da UFSC informam sobre a realização de exames para COVID-19
O grupo de pesquisadores da UFSC que, desde 20 de março, se articulou junto ao o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (LACEN/SES/SC), para atuar de maneira voluntária na realização de exames no diagnóstico da COVID-19, informa que, em razão da intermitência e demora no fornecimento de kits de diagnóstico ao LACEN até a semana passada, a atividade voluntária da UFSC foi comprometida pela impossibilidade de repasse dos referidos kits.
Depois de um período para adequar a infraestrutura necessária à recepção de amostras, a realização dos ensaios de extração de RNA (material genético do vírus) e de ensaios de diagnóstico pela técnica denominada “PCR em tempo real” ou “qPCR”, houve ainda um prazo de troca de informações técnicas quanto aos procedimentos requeridos ao diagnóstico.
Na primeira etapa foram entregues pelo LACEN à UFSC, no dia 26 de março, amostras e kits para diagnóstico. Os resultados foram devolvidos pela UFSC ao LACEN no dia seguinte. Nos últimos dias houve intenso trabalho pelas equipes da UFSC em otimizar a disponibilidade e uso de equipamentos para os referidos diagnósticos, assim como na busca por alternativas diagnósticas baseadas na mesma metodologia frente à carência de insumos e kits no Brasil.
A equipe alerta, contudo, que a realização dos testes está concentrada no próprio LACEN, em virtude da elevada demanda de exames e da carência de quantitativo de kits necessários à realização dos testes decorrente da baixa escala de produção ou oferta dos kits para atender a demanda emergencial, fato que já foi amplamente divulgado na mídia pelo Ministro da Saúde e pelo Secretário Estadual da Saúde do Estado de Santa Catarina.
A força-tarefa da UFSC se reuniu com a Direção do LACEN/SES/SC na noite desta sexta-feira dia 03 de março e reafirmou sua posição de instituição voluntária para com o LACEN e para com o Estado de Santa Catarina no diagnóstico da COVID-19, estando plenamente mobilizada e pronta a realizar os exames tão logo seja regularizado o fluxo de recepção de kits de extração e diagnóstico para COVID-19 pelo LACEN e seja possível seu repasse à UFSC.
Fonte: UFSC