A Equipe do Laboratório de Virologia Aplicada UFSC está empenhada no estudo do surto gastroentérico 2023 – Veraneio

17/01/2023 17:35

A Equipe do Laboratório de Virologia Aplicada UFSC está empenhada no estudo do surto gastroentérico que acomete Florianópolis e região neste verão de 2023.

A Dra. Gislaine Fongaro (MIP-CCB-UFSC – Lab. Virologia Aplicada) explica que  surtos gastroentéricos (vômito e diarreias) estão grandemente relacionados a agentes infecciosos, principalmente vírus e bactérias que possuem trânsito em águas de beber, águas para recreação e alimentos contaminados.

Dentre vírus mais comuns investigados pelo LVA-UFSC, estão os adenovírus, norovírus, vírus da hepatite A e E e rotavírus.
Esses agentes infecciosos são chamados de entéricos, ou seja, que possuem rota oral-fecal, sendo ingeridos e excretados nas fezes de pessoas e animais não humanos suscetíveis. A forma mais eficiente de controlar esses agentes infecciosos é por meio de saneamento básico, água e esgoto tratados e alimentos higienizados.
O contato direto de não infectados com infectados, bem como o contato direto com fezes e papeis/fraldas contaminadas e aerossóis de banheiros e outros, podem ser importantes formas de transmissão de vírus e bactérias entéricas.

Com muita proatividade a imagem abaixo mostra parte da nossa equipe, amplamente envolvida no processamento de amostras fecais, águas residuárias e águas de praias. Todos com brilho nos olhos na recém volta às atividades 2023.
Parabéns pesquisadores!


MsC. Rafael Dorighello Cadamuro
Bióloga. Beatriz Pereira Savi
Farmacêutica. Iara Zanella Guterres
Bióloga. Mariana Alves Elois
Graduando Farmácia UFSC. Leonardo Pessi

Coordenação do Projeto: Dra. Gislaine Fongaro